22 junho, 2012

Roteiro das cervejarias artesanais

Buscando pela internet, descobri que a Landtur faz passeios personalizados pelas principais fábricas de chopp da região. Escolha o seu roteiro e conheça as cervejarias Eisenbahn (Blumenau), Bierland (Blumenau), Wunderbier (Blumenau), Schornstein (Pomerode), Das Bier (Gaspar), Borck (Timbó), Heimat (Indaial), Zen Bier (Brusque), Königs (Jaraguá do Sul), Saint Bier (Forquilhinha) e Opa Bier (Joinville).


O site da empresa diz que: "Um dos costumes trazidos da Europa para Blumenau foi a fabricação de cerveja. Na Blumenau antiga, mais de 20 cervejarias artesanais respondiam pela produção caseira, abastecendo eventos desde bailes e festas familiares. Aos poucos as grandes empresas foram tomando conta do mercado local. Mas o apego às tradições e à cultura dos antepassados fez a cidade reaver seus valores e novas cervejarias surgiram com força na região, conquistando imediatamente o público pela qualidade. Todas seguem a Lei Alemã da Pureza, que limita em quatro os ingredientes utilizados na produção de cerveja. Essa lei está em vigor até hoje na Alemanha. Hoje, as cervejarias estão cada vez mais integradas com o turismo e a cultura da região. Para os apreciadores de uma boa cerveja, ou mesmo curiosos quanto à sua fabricação, a dica é um passeio nas empresas. O roteiro das cervejarias artesanais compreende a visita às Bierland, Borck, Das Bier, Eisenbahn, Heimat, Schornstein e ZeHn Bier."

No blog Papos de Gourmet tem um post cm muitas dicas, que eu estou colando aqui em baixo:

"Papos de Gourmet esteve em Blumenau e conferiu o Roteiro das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina. Além de Blumenau, o roteiro engloba as cidades de Gaspar, Brusque, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Pomerode e Timbó. Todas as cervejarias seguem a Lei de Pureza Alemã, a Reinheitsgebot de 1516, que limita em quatro os ingredientes permitidos: água, lúpulo, malte e fermento.


Um bom lugar pra começar é o Museu da Cerveja (Rua XV de Novembro, Praça Hercílio Luz, Blumenau). Aí estão expostos equipamentos, peças, documentos e textos históricos relacionados a fabricação do líquido precioso



Bierland (Rua Gustavo Zimmermann 5361, tel 47 3337 3100 Blumenau), é uma homenagem à "Terra da Cerveja", Blumenau. A fábrica possui um bar anexo onde os visitantes podem visitar e degustar os chopes e cervejas nas variedades Pilsen, Bock, Weizen e Pale Ale.

Em Brusque, há 35 km de Blumenau, está localizada a Zehn Bier (Rua Benjamin Constant, 24, tel 47 3351 0033). Foi fundada em 2003 pela família Zen, uma das mais tradicionais de Brusque.Oferece três estilos, Pilsen, Bock e Porter.


Em Gaspar, a Das Bier (Rua Bonifácio Haendchen, 5311 tel 47 3397 8600) ou, "simplesmente cerveja", oferece loiras (pilsen) e morenas (braunes).

A receita da Cervejaria Heimat (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1498, tel 47 3333 1793) de Indaial, é exclusiva de família. Foi trazida ao Brasil em 1932 pelo imigrante alemão Paul Nuber, que elaborava cerveja e abastecia a recém fundada colônia Heimat (terra natal, em alemão).
Inaugurada em 2007, a Königs Bier (Rua Erich Sprung, 215, tel 47 3370 5544) de Jaraguá do Sul significa "cerveja do rei". É uma homenagem aos reis do tiro e às sociedades de tiro que preservam essa tradição alemã. Aí você encontra chope Pilsen (não filtrado), Pilsen fest (uma versão mais leve) e um Bock adocicado.

Opa Bier (Rua Dona Francisca, 11.560, tel 47 3435 4707) de Joinville, abriu as portas em 2006. Fabrica chope nas versões Pale Ale, Porter, Weizen, Pilsen e Sem álcool.

Schornstein (Rua Hermann Weege, 60, tel 47 3387 6655), de Pomerode, se propõe a fazer "cerveja com alma". Fica em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, com cerca de 50 anos e com um chaminé de 30 metros de altura. Oferecem chope Pilsen, Pilsen Cristal, Pale Ale, Weiss e Bock.

Ainda em Blumenau, nem pense em perder a visita a Cervejaria Eisenbahn (Rua Bahia, 5181 Tel 47 3488 7371), pra mim uma das melhores cervejas do Brasil. Quem vê de fora o pavilhão industrial da empresa, sem apelo turístico, nem imagina que aí são fabricados cervejas de primeira qualidade. Porém a visita vale a pena. É possível conhecer as etapas do processo de fabricação e degustar os 13 tipos de cerveja e 4 tipos de chope num mini pub. A visitação (R$ 5,00) dá direito a um chope. A mini degustação custa R$ 5,00.

Wunder Bier (Rua Fritz Spernau, 155 Blumenau, tel 47 3339-0001) é um castelo estilizado, com um restaurante e mesas ao ar livre. A visitação é bem interessante, você pode provar o chope direto das autoclaves. Provei aí o bom chope de trigo e também uma pilsen não filtrada. Oferecem também chope schwartz (preto) e um inusitado, feito de vinho.

A Cervejaria Borck (Rua Pomeranos 1963, tel 47 3382 0587) foi a pioneira no conceito de micro-cervejaria artesanal em Santa Catarina no ano de 1996. Produzem chope nas versões Pilsen e Malzbier. "

Vale a pena ler também este post do mesmo blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário